top of page

Limpeza e Higienização dos Equipamentos de Ar-condicionado

Atualizado: há 6 dias

manutenção ar-condicionado

 

Qual a importância de se fazer a limpeza e higienização do ar-condicionado?


Em princípio, é uma obrigação legal.


A Lei 13.589, estabelece a obrigatoriedade de se implantar um PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle, aplicável a todos os ambientes servidos por equipamentos de ar-condicionado. É parte integrante desse PMOC, estabelecer os procedimentos a serem cumpridos, dentro de períodos pré-determinados.


Dentre esses procedimentos, inclui-se a higienização dos equipamentos. A higienização do ar-condicionado é crucial por várias razões, não somente pelos aspectos legais. Em primeiro lugar, a limpeza é essencial para evitar-se o acúmulo de sujeira, ácaros, bactérias e outros micro-organismos que podem acumular impurezas. Isso não apenas melhora a qualidade do ar que respiramos, mas também ajuda a manter um ambiente mais saudável e seguro. O ar-condicionado, através da condensação, gera umidade, com isso, gerando vida às “bactérias”. Por isso, a importância da limpeza dos equipamentos, deixando que os mesmos equipamentos de ar-condicionado, trabalhem corretamente.

 


Qual frequência devemos fazer a limpeza?


A frequência ideal para a limpeza dos equipamentos de ar-condicionado, varia de acordo com o ambiente, o tipo e a utilização do equipamento.


Em locais comerciais ou institucionais, como os ambientes mantidos pela Active, em clientes tais como: o Serpro, Bradesco, Alfândega, INPE e outros, nos quais os equipamentos de ar-condicionado são utilizados de forma mais intensa e contínua, é comum recomendar-se a limpeza mensal. Isso ajuda a garantir o bom funcionamento do sistema, a manutenção da qualidade do ar, e a prevenção de problemas de saúde relacionados à qualidade do ar interior.


Apesar de algumas exigências contratuais poderem especificar períodos diferentes de limpeza, a Active, como recomendação padrão, sugere a limpeza mensal para assegurar a eficiência e durabilidade do equipamento, proporcionando um ambiente mais saudável para os usuários.

 


Quais produtos utilizamos?


limpeza ar-condicionado

Para a limpeza de ar-condicionado, a Active utiliza uma variedade de métodos e produtos de qualidade.


Um desses tipos de produtos, é o Bactericida, projetado para eliminar até 99% das bactérias presentes no ar-condicionado e nos seus equipamentos componentes.


Além disso, durante o processo de limpeza, é comum utilizar-se água com odor específico, para ajudar na remoção de sujeira e outros odores indesejados.


Dependendo da localização do ar-condicionado e da sua acessibilidade, a Active emprega uma bolsa coletora, que permite a lavagem e higienização no local, sem a necessidade de remover o equipamento, garantindo assim um ambiente limpo e seguro.


Sempre priorizamos o uso dos melhores equipamentos disponíveis no mercado para garantir um serviço eficiente e de qualidade aos nossos clientes.

Comments


bottom of page